Quinteto Persch apresenta obras de compositores brasileiros

ERNESTO NAZARETH (1863-1934)
Vem Cá, Branquinha

ASTOR PIAZZOLLA (1921-1992)
Primavera Porteña
Escualo

OTAVIO DE ASSIS BRASIL (1984)
À Moda Francesa
O Afiador de Faca

TONINHO FERRAGUTTI (1959)
Nem Sol Nem Lua
Sanfoneon

IVANO BATTISTON (1959)
Perpetuum Polka
Ostinato I (participação especial Rodrigo Persch)

RADAMÉS GNATTALI (1906-1988)
Pé de Moleque

HENRIQUE ALVES DE MESQUITA (1830-1920)
Batuque

CÉSAR GUERRA-PEIXE (1914-1993)
Mourão
O GRUPO – O Quinteto Persch iniciou suas atividades em 1999, em Porto Alegre, tendo como objetivo difundir o acordeon através da música de câmara, demonstrando sua versatilidade e propondo-se à exploração do instrumento com repertório erudito. Completa, em 2017, 18 anos de atividades ininterruptas e é o único grupo no país com essa formação instrumental de música de câmara e com proposta artística exclusivamente voltada ao acordeon. O Quinteto foi contemplado no Projeto Petrobras Cultural 2007 com a gravação do seu primeiro álbum, pelo qual recebeu, em 2009, o Prêmio Açorianos de Música, promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre (RS), como melhor álbum do gênero erudito, categoria instrumentista. Foi vencedor do Prêmio Circuito Funarte de Música Clássica 2010, para a realização de turnê na região nordeste do Brasil. Também em 2010, foi selecionado para apresentar-se na 3ª Feira Música Brasil, realizada em Belo Horizonte (MG). Em 2011, o Quinteto Persch foi selecionando nos editais nacionais do BNDES, para apresentar-se no Rio de Janeiro, e da Caixa Cultural Brasília e São Paulo. Lançou, em 2012, o segundo CD de sua carreira, com músicas de Astor Piazzolla, Lèon Boëllmann, Antonio Vivaldi e Ivano Battiston. Recebeu também o Prêmio Funarte de Concertos Didáticos 2012 e 2014, para a realização de concertos em várias escolas públicas do país.
Realizou em 2013, através do Programa de Intercâmbio do Ministério da Cultura, oficinas e concertos nas cidades de Salto e Montevidéu – Uruguai.
Lançado em 2015, o CD Brasileiríssimo recebeu o Prêmio Açorianos de Música 2015, tendo conquistado 5 troféus nas categorias Melhor Arranjador (Adriano Persch), Melhor Álbum Erudito, Melhor Instrumentista e Melhor Intérprete (Quinteto Persch), Melhor Compositor (Toninho Ferragutti).

artistas

Formado no Curso de Graduação em Música: Licenciatura – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), possui especialização em Educação a Distância (EAD/Senac). Integra, desde 1996, o quadro de professores da Fundação Municipal de Artes de Montenegro – Fundarte (RS). Estudou acordeon com o Professor Oscar dos Reis, de Caxias do Sul. Foi coordenador do 1º e 2º Encontros de Acordeonistas – Fundarte e já se apresentou em inúmeros concertos com grupos, festivais e encontros de música

Especialista em Educação Musical para Professores da Educação Básica e Licenciado no Curso de Graduação em Música, ambos pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – (Uergs). Professor de Música na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Dedica-se a composição e arranjos de músicas para Acordeon. Atua em diversos grupos de folclore, festivais e encontros de música.

Graduando em Música: Licenciatura – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Professor de música no Clube do Professor Gaúcho – Porto Alegre (RS). Tem participado como solista convidado em Orquestras como Orquestra de Câmara Fundarte e Orquestra de Câmara Ulbra. Desenvolve trabalhos de música de câmara, com diversas formações instrumentais.

Estudou Acordeon com Professor Oscar dos Reis. Licenciando em Música pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professor de Acordeon na Escola Play Music na cidade de Bento Gonçalves e participa em diversos grupos de folclore, festivais e encontros de música.

Formado no Curso de Graduação em Música: Licenciatura – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Professor de Acordeon na Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte), desde 2000. Leciona Acordeon no Instituto de Educação de Ivoti (IEI).

data e horário
25 de novembro de 2017

entrada
Gratuita, por ordem de chegada

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre)