Projeto Ecarta Musical – Eixo Temáticos

Circulação dos shows Violas do Sul e Quarto Sensorial pelas cidades de Alegrete, Canoas, Santa Cruz do Sul e Uruguaiana, nos meses de março a maio de 2018. Integram o projeto oficinas de música. Show e oficinas são gratuitos. O projeto é realizado pela Fundação Ecarta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (Pró-cultura RS FAC).

Correalização: Sesc/RS. Apoio: Sindicato dos Professores (Sinpro/RS), Prefeitura Municipal de Uruguaiana, Instituto Estadual de Música

Show Violas do Sul

Show-espetáculo com quatro músicos sulinos, Valdir Verona, Mário Tressoldi, Angelo Primon e Oly Jr., que tem a viola de 10 cordas permeando seus trabalhos ao longo dos anos, e que juntos formam a linha evolutiva do instrumento, com canções autorais e clássicos do cancioneiro gaúcho e brasileiro, e da música contemporânea.

Valdir Verona: Natural de Caxias do Sul (RS), é músico com mais de 25 anos de carreira profissional, tendo trabalhado ao longo desse tempo com apresentações musicais em diversos formatos: Solo, duos, trios, grupos, músico acompanhante, aulas de música, produções e direções musicais. Um dos maiores e mais atuantes representantes da viola no sul.

Mário Tressoldi: Arranjador, compositor, produtor musical, pesquisador da cultura do litoral norte do RS, integrante do grupo Chão de Areia, Bacharel em Música (Cordas ) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor de violão, técnica vocal, teoria e harmonia funcional. É atualmente um dos compositores e músicos mais premiados nos festivais do Brasil.

Angelo Primon: Músico, compositor, produtor, destacado como um dos mais importantes instrumentistas de sua geração, com mais duas décadas, atuou ao lado de inúmeros artistas do Brasil e do Uruguai, tendo recebido o Prêmio Açorianos de Melhor Instrumentista em 2006 e 2008, pesquisa já há alguns anos as sonoridades orientais e populares, de instrumentos como a viola de dez cordas, viola de cocho, o oud árabe e o sitar indiano.

Oly Jr.: Cantautor, atuante na cena musical desde 1998, tem 11 discos lançados, 4 Prêmios Açorianos de Música (2010 e 2012), participou de festivais nacionais e internacionais de blues, em coletâneas musicais do gênero, funde milonga com blues, explorador da técnica do slide, reconhecido como um dos mais atuantes e originais da cena blues do Brasil.

Repertório
Milonga Blues (Oly Jr.) – Oly Jr.
Desculpe meu filho (Oly Jr.) – Oly Jr.
Portas dos sonhos (Mário Barbará/Sérgio Napp) – Valdir Verona
Das bandas do poente (Valdir Verona) – Valdir Verona
Chamamé blues (Valdir Verona) – Duo Verona & Oly
Na volta que o mundo da (Vicente Barreto/Paulo Cesar Pinheiro) – Angelo Primon
10 de fole (Angelo Primon) – Angelo Primon
Lamento (Fernando Reis Jr.) – Duo Angelo & Tressoldi
Maré baixa (Ivo Ladislau/Mauro Moraes) – Mário Tressoldi
Violas do Sul do Brasil (Chico Saga/Mário Tressoldi) – Mário Tressoldi
Cantiga de eira (Barbosa Lessa) – Todos
Os homens de preto (Paulo Ruschel) – Todos

https://www.youtube.com/watch?v=45kvnz2op5g
https://www.youtube.com/watch?v=cQQ_-6az2DU
https://www.youtube.com/watch?v=Xxt33amTkjg
https://www.youtube.com/watch?v=wf1bzBzdRcA

1 – História da Viola Caipira (Textos e audição de discos).
2 – História da Música Popular Brasileira.
3 – Folclore Brasileiro para Viola.
4 – A viola no Rio Grande do Sul
5 – Afinação do Instrumento.
6 – Escalas duetadas e formação de acordes.
7 – Prática de conjunto (O grupo executará músicas do cancioneiro caipira).
8 – Uma breve apresentação com o repertório aprendido em aulas.

Duração: 2 horas
Público: músicos, historiadores e interessados em geral.
Número de vagas: 50
Critério de escolha: os primeiros 50 inscritos

Show Quarto Sensorial

Carlos Ferreira – Músico/compositor graduado em Música pelo IPA. Faz parte dos projetos Quarto Sensorial (Instrumental), The Rise and Fall of Ice-Pick Lobotomy (Experimental/Ambient), e integra o Medula: grupo de pesquisa em criação sonora da Ufrgs. Atua como docente de música pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS.

Martin Estevez – É licenciado em música pelo IPA e estudou na The Drummers Collective em Nova Iorque com os professores Ian Froman, Vince Cherico, Peter Retzlaff e Michael Lauren. Iniciou sua carreira profissional em 2005 e já tocou em diversas bandas dos mais variados estilos na capital gaúcha. Ministra aulas particulares de bateria em local próprio na cidade de Porto Alegre.

Bruno Vargas – Formado em licenciatura em música pelo IPA. É integrante do Quarto Sensorial desde sua formação em 2007. Bruno toca também com Carmen Correa, Arthur de Faria & Orkestra do Kaos e Desandance. Ministrou oficinas de baixo vinculadas ao Porto Alegre Jazz Festival 2015 em escolas públicas e projetos sociais em Porto Alegre. É professor de baixo e violão nas escolas Piano & Cia. e EMPA.

Será realizado um diálogo com o público, tendo como foco o aspecto da música autoral no cotidiano, produção independente, como gerar adesão e engajamento do seu público para que ele seja o principal divulgador de suas atividades, e principalmente falar de seu processo de criação o chamado “laboratório sonoro”, que traz influências fortes no rock progressivo e jazz, sem deixar de flertar com outras sonoridades, a banda extrapola as noções de gênero, e segue mantendo seu trabalho em constante movimento, a parte de regras musicais rigidamente estabelecidas

Duração: 2 horas
Público: músicos, produtores, historiadores e interessados em geral.
Número de vagas: 50
Critério de escolha: os primeiros 50 inscritos