Pedro Franco e Matheus Kleber apresentam Ida

Partindo de combinações harmoniosas das sonoridades de apenas quatro instrumentos, os jovens músicos Pedro Franco (bandolim e violão 7 cordas) e Matheus Kleber (piano e acordeon) apresentam no CD Ida – uma coletânea autoral que prima pela diversidade e pela autonomia criativa. O trabalho é um mosaico de suas personalidades artísticas, cujas peças desafiam parâmetros de classificação e buscam transcender as distinções entre a música popular e a erudita, e entre a composição tradicional e o experimentalismo criativo. O resultado é uma fusão de estilos e ritmos, como choro, jazz, valsa e milonga. O espetáculo Ida tem o mesmo título do CD da dupla, produzido de forma independente e gravado entre setembro e dezembro de 2009. O disco teve cinco indicações ao Prêmio Açorianos. Das oito faixas que compõem o disco, o duo assina sete.
No repertório, Tema de Vó e Ida, de Pedro Franco; Milonga Manca, Ao Clarão do Luar e Estrada Boa Vista, de Matheus Kleber; A Bailarina, de Pedro Franco e Matheus Kleber; e Com Ares de Paixão, de João Pernambuco e Marco Araújo.

artistas

Graduado em Composição pela UFRGS (2006). Além do duo com Pedro Franco, integra o grupo Xquinas, que recentemente lançou o DVD Xquinando na Travessa Azevedo 79. Já dividiu o palco com nomes importantes do cenário musical, entre eles Richard Serraria, Andrea Cavalheiro, Gelson Oliveira, Nelson Coelho de Castro, Neto e Ernesto Fagundes, Vanessa Longoni, Adriana Defentti, Caio Martinez, Geraldo Flach e Arrigo Barnabé. Atualmente, também é regente de três grupos da Fundarte, em Montenegro: o Conjunto Instrumental, o coro Cantarte e o grupo Cordas.

Iniciou os seus estudos na Academia de Música Jorge Peres, depois foi aluno da escola da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), e aprendeu choro com o professor Luiz Machado e violão e improvisação com Daniel Sá. Integrou grupos de choro e de samba, como Matriz do Samba e Feijoada Completa, com os quais realizou vários shows e gravou um CD e um DVD, respectivamente. Já dividiu o palco com artistas como Yamandu Costa, grupo Choro Rasgado, Danilo Brito, Alessandro Pennezzi e Déo Rian. Recentemente, gravou participações em CDs dos compositores Felipe Azevedo e Nelson Coelho de Castro, e no documentário Espia Só, sobre o compositor Octavio Dutra, lançado no Festival de Cinema de Gramado deste ano.

data e horário
01 de setembro,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)