Música francesa por Luana Pacheco

Acompanhada por Luciano Leães (piano) e Miriá Farias (violino), Luana Pacheco vai contar parte da história da música francesa, do século XIX ao XXI, apresentando canções de ícones da chanson e da música popular francófona, como Edith Piaf, Jacques Brel, Christophe, Georges Bizet, Zaz, Françoise Hardy, além de sua produção musical original.

artista

Seu talento reside no cruzamento entre o jazz, a chanson e o blues. No final de 2005, iniciou seus estudos de Técnica Vocal e Canto com o Barítono Carlos Rodriguez (Brasil/Holanda). Licenciada em Música com ênfase em Canto pela Ufrgs. Em 2008, fundou a Luana Pacheco e Banda, que venceu o Chance Etapa Rock Pop 2009. Em 2010, foi a vencedora do terceiro Festival da Canção Francesa da Aliança Francesa de Porto Alegre. Em 2010, Luana abriu o show do bluesman de New Orleans, Kenny Neal. Em 2011 e em 2013, foi solista ao lado da Orquestra Unisinos Anchieta” no concerto Clássicos do Cinema. Em 2015 a cantora foi solista no espetáculo Na direção dos ventos ao lado da Orquestra de Sopros Eintracht, com direção de Ângela Gonzaga e regência de Ademir Schmidt. O espetáculo teve apresentações no Teatro Feevale, no Teatro da Univates e no Theatro São Pedro. Desde o final de 2011, Luana tem se apresentado como convidada nos shows do projeto Blues In Clio Arte, evento do Studio Clio. Em março de 2015, a cantora participou da agenda do Santander Cultural de Porto Alegre.

É influenciado por pianistas de New Orleans, como Dr. John e James Booker. Com base enraizada no blues, incorpora em sua música elementos do soul, do funk e do rock and roll. Em março de 2013, abriu o show de Elton John, na capital gaúcha. No mesmo ano, Leães recebeu o seu primeiro Prêmio Açorianos, categoria Melhor Instrumentista Pop pela participação no disco A Ordem Natural das Coisas, de Luciano Albo. Desde 1998, faz parte da Fernando Noronha & Black Soul, acumulando sete discos lançados e 11 turnês realizadas na Europa e no Canadá. Tem em Ron Levy, que já tocou com BB King e Albert King, seu mestre do “hammond organ”. Desde 2009, Leães tem seu trabalho solo, acompanhado pelos Big Chiefs, Gabriel Guedes (Pata de Elefante) na guitarra, Edu Meireles (Fernando Noronha & Black Soul) e Alexandre “Papel” Loureiro (ex-Fernando Noronha & Black Soul/Locomotores) na bateria. Leães integra as bandas Locomotores, Gustavo Telles & Os Escolhidos e Acústicos & Valvulados, com a qual gravou dois discos e um DVD e fez turnês pelos estados do Sul do Brasil. Tem em seu histórico os três discos da Pata de Elefante (vencedora do VMB 2009 – MTV – com Melhor Banda Instrumental). Também tocou com os gaúchos Júpiter Maçã, Garotos da Rua, Renato Borghetti, Cidadão Quem e Os The Darma Lóvers.

É bacharel em Música com ênfase em violino da Ufgrs. Atua como professora de violino no Instituto de Educação Musical Arte e Talento e como professora de violino e de musicalização na tradicional Escola de Música Tio Zequinha. A talentosa violinista, que transita com facilidade entre o erudito e o popular, acompanha desde 2013 a cantora Luana Pacheco, bem como outros artistas da cena musical de Porto Alegre.

data e horário
17 de setembro,18h

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)