Música Brasileira a La Carte

A formação da música, que hoje reconhecemos como brasileira, passa fundamentalmente pelos colonizadores portugueses e escravos negros africanos, que por aqui aportaram nos anos 1500. Com eles, vieram a música erudita, a música de salão, o batuque dos negros e as fanfarras militares. Pouco a pouco, a música praticada e dançada na senzala, nas casas dos senhores e nos salões da corte ganhou as ruas e, naturalmente, acomodou-se ao sotaque nativo, que aculturou polcas, mazurcas, valsas e batuques. Nasceu assim uma música abrasileirada, de caráter urbano, que teve na sua origem a essência afro-europeia e, na sua forma final, a personalidade e o caráter do povo local.

REFERÊNCIAS – A expressiva herança musical, muito bem assimilada e retrabalhada alguns anos depois por compositores brasileiros como Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnatalli, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha, entre outros, colocou a música brasileira num patamar elevado de qualidade, que percorrendo o caminho contrário dos navegantes lusos, passou a influenciar músicos estrangeiros que buscaram no sabor da terra, referências para sua própria música.

No intuito de explorar o rico universo da música brasileira, o trio selecionou um repertório de compositores dos séculos XX e XXI, como Heitor Villa-Lobos, Thiago de Mello e Daniel Wolff, com traços que vem desde as nossas primeiras influências musicais – a modinha, o lundu e as danças europeias – até vertentes artísticas mais atuais.

O TRIO
Ayres Potthoff (flauta), Daniel Wolff (violão) e Rodrigo Alquati (violoncelo) tocam juntos por cerca vinte anos. Nestes anos de convívio musical, apresentaram-se por diversas cidades brasileiras, e em países como Uruguai, Noruega e Peru. Além do premiado espetáculo Beatles em Concerto, o grupo atualmente dedica-se aos compositores brasileiros, num trabalho que reúne Villa-Lobos, Thiago de Mello e Daniel Wolff.

Gaudêncio Thiago de Mello(1933-)
– Cavaleiro sem Armadura
– O Presidente
– Samba Chorado
Arranjo para flauta e violão por Daniel Wolff

Heitor Villa-Lobos(1887-1959)
– Aria das Bachianas Brasileiras n. 5
Assobio a jato para flauta e cello
– Allegro non troppo
– Adagio
– Vivo

Daniel Wolff(1967-)
Luto ­ Ballet de Câmara para flauta, violão e cello
– Luto
– Gazela
– Púrpura
– Quebra-dedos (Fingerbreaker)

artistas
Ayres Potthoff (flauta)
Daniel Wolf (violão)
Rodrigo Alquati(violoncelo)

data e horário
10 de maio,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)