Moda, de Sandro Souza

Acompanhado pelo percussionista Douglas Gutjahr, o compositor e instrumentista Sandro Souza apresenta quinze canções de sua autoria, estabelecendo uma aproximação entre a música regional brasileira e a música e linguagem contemporâneas. Sandro tem como temática neste projeto a releitura de modas, com base na sua pesquisa de duas décadas em Santo Antônio da Patrulha, onde participou intensamente das toadas de reis e oilarais.

artista

Compositor, violinista e arranjador. Integrante das Orquestras de Câmera da Unisinos e Sinfônica da UCS. Participou em vários festivais de música popular no RS, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; festivais de folclore na Alemanha e na Áustria em 1996; festival da FIFA, Cioff e Internacional do Folclore na Coréia do Sul; durante a copa do mundo em 2002. Tem participação em cerca de quarenta discos/cds/dvds de festivais e de intérpretes. Como instrumentista já acompanhou artistas como Ian Anderson e Jethro Tull, Osvaldo Montenegro, Cleiton e Kledir, Yamandú Costa. Já acompanhou solistas como Max Uriarte, Fábio Presgrave, Brett Shuster (Usa), Susie Geordiadis, Quinteto Villa-Lobos, Alexandre Dossin, Ney Fialkow. Já tocou concertos sob a regência de maestros como Mark Cedel (Usa), Roberto Duarte e Emanuelle Baldini (Itália). De 1998 à 2003 integrou o grupo musical folclórico da Feevale. De 1998 a 2001 criou, juntamente com César Hack, o Duo Cordas. Diretor musical, compositor e responsável pela trilha sonora do espetáculo A Caravana da Alegria, peça musical infantil premiada em vários festivais de teatro no Brasil e que também participou de festivais em turnê pela Europa.

Bacharel em Percussão pela Universidade Federal de Santa Maria, sob a orientação do prof. Dr. Gilmar Goulart. Durante o período de seu bacharelado integrou a Orquestra Sinfônica de Santa Maria, o Grupo de Percussão da Universidade Federal de Santa Maria e o Quarteto de Percussão Íncobus, responsável por divulgar o repertório escrito para esta formação. Em 2002, participou da gravação do CD da Banda Sinfônica do Colégio São Luiz, realizando uma série de apresentações pela Alemanha. Em 2003, foi criador e interprete da sonoplastia do espetáculo teatral Monólogo de Judas. Foi aprovado na seleção de músicos para as turnês 2007/2008 da Orquestra Mundial (JMWO). A primeira, realizada na Espanha entre os meses de junho e julho de 2007, com participação na montagem da ópera El gato con Botas e do espetáculo Los Ballets Del Siglo XX, com obras de Igor Stravinsky, Manuel de Falla e Alberto Ginastera. A segunda, realizada no mês de janeiro de 2008, com apresentações em algumas das principais salas de concerto da Espanha, Alemanha, e Holanda. Desenvolve junto com o grupo de música instrumental Sexta Brasileira um projeto de resgate e pesquisa de músicas escritas por grandes nomes da música brasileira. Desde 2004 integra o naipe de percussão da Orquestra Filarmônica da Pucrs, onde ocupa o cargo de Spalla de Naipe.

data e horário
21 de julho,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)