Mito, Música, Cinema e Memória com Grupo Dimensão Experimental


O grupo Dimensão Experimental, integrado pelos músicos José Altamiro (percussão, acústica, lira metálica e escaleta), Álvaro Sabóia (teclados, gaita de boca e apitos) e Klaus Farina (teclados, guitarra, flauta, apitos, ocarina, programação, percussão eletrônica), apresenta dois projetos similares que se interligam através da música e do cinema: O Mito do Eterno Retorno e Música, Cinema e Memória, que, juntos, totalizam 45 minutos de projeção e performance musical. O primeiro consiste na suíte homônima, inspirada na obra de Mircea Eliade, com a projeção de uma colagem de vídeos feitos de partes de vários filmes em torno do tema do livro. O segundo parte da apresentação de uma performance musical do filme Lês Mystères du Chateau du Dé (1929), de Man Ray, resgatando um pouco da magia do cinema mudo. Em ambos, a música é autoral.

ROTEIRO
O Mito do Eterno Retorno (Farina/Sabóia) – Suíte em seis movimentos baseado no livro homônimo de Mircea Eliade
I – Groaperikie (Farina/Sabóia)
II – Arquétipos e Repetições (Farina/Sabóia)
III – A Lenda de Naylamp (Farina/Sabóia)
IV – A Regeneração do Tempo (Farina/Sabóia)
V – Ciclos Cósmicos e História (Farina)
VI – A Sobrevivência do Mito do Eterno Retorno (Farina)

Os Mistérios do Castelo de Dados – Suíte em seis movimentos (Concepção original de autoria de Klaus Farina com colaboração adicional de Álvaro Sabóia no sexto movimento)
I – Os viajantes: um jogar de dados jamais anulará a sorte (Farina)
II – Viajando a um estranho destino, um castelo (Farina)
III – Personne, personne: Les Secrets de la Peinture (Farina)
IV – Piscinema: um jogar de dados jamais anulará a sorte (Farina)
V – Minerve Casquée.(Farina)
VI – Dois passageiros que permanecerão (Farina/Sabóia)

artistas

Criado em 1991, tem como proposta musical a fusão do erudito e do popular com o jazz e o rock progressivo-experimental, criando com isto uma estética própria, através de sequências harmônicas, por vezes pouco convencionais. Como complemento, imagens em películas e digitalizadas. Discografia Independente: A Dimensão Experimental – 1993; Trilhas – 1995 (inclui as trilhas sonoras dos documentários de Porto Alegre, Taím e Torres); Sons, Colagens e Performances Variadas (ao vivo) – 1997; 55 Anos do SESI – 2002; O Mito do Eterno Retorno – 2009.

Músico autodidata, embora tenha iniciado seu aprendizado de piano em casa, depois vindo a estudar musica formalmente na Academia Prediger, Teclas e Cordas e na Academia Miranda. Integrou vários grupos de rock, blues, progressivo e jazz como: Primavera nos Dentes, Carroça a Vapor, Neurodrama, Sigma, Grinphas Trio, Axis Mundi e Tebalta. Em 1991, gravou e lançou seu disco de estreia de forma independente em K7 Aniraf SualK 1991. Em 2002, gravou, compôs e produziu junto com o músico e cinegrafista Yuri Victorino o álbum Um é pouco e dois é bom.

Harmonista, cromatísta e tecladista. Acompanhou vários grupos ao longo de sua carreira, entre eles: Grinphas Trio, Quarteto Fantasma, Piolho de Cobra, grupos jovens dos fins dos anos setenta e inícios dos oitenta, integrando inclusive bandas escolares (grupos de garagem). Acompanhou vários grupos de Blues e ritman blues, sendo convidado para temporadas em várias casas noturnas. Participou ativamente do movimento “Reggae Cultura” nos anos 80 e 90, apresentando-se com as bandas Motivos Óbvios, Produto Nacional e Facção Brasil, cujas temporadas se realizavam todas as terças-feiras no extinto bar “Porto de Elis”.

Músico Profissional inscrito na Ordem dos Músicos do Brasil. Professor particular de Música (Bateria, Percussão, Teclado e Teoria Musical).

data e horário
22 de outubro,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)