Mauricio Marques e violão

JOÃO BATISTA COSTA DE SOUZA – Natural de Porto Alegre, nascido em 1990. Está no 2º ano do Bacharelado em Violão Clássico na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação do Prof. Dr. Daniel Wolff. Em 2009 foi um dos ganhadores da VI edição do Concurso Jovens Solistas realizado pela Orquestra de Câmara Fundarte, onde atuou como solista na série Sesi Catedrais com o Concerto para Violão e Orquestra de Câmara, do compositor Dimitri Cervo. Participou em 2010 do Encuentro de Guitarras em La Falda, Argentina, onde foi um dos alunos selecionados para realizar concertos em Buenos Aires ao longo do ano de 2010. No mesmo ano foi premiado no Concurso latino-americano Rosa Mística. Possui um Duo com o violonista uruguaio Gonzalo Victoria onde já realizaram diversos concertos na Argentina, Brasil e Uruguai e foram premiados recentemente na categoria “Música de Câmara” no Concurso Internacional de Guitarras Vivaldi em 2011, na Argentina.

Depois de dois premiados discos solo, o violonista Mauricio Marques passeia na história da Música Popular Brasileira, através das obras de compositores consagrados como Radamés Gnattalli, Baden Powell, Jacob do Bamdolim, Meira Dilermando Reis, Tom Jobim, Octavio Dutra, Ernesto Nazareth e Heitor Villa Lobos. Estes compositores considerados bambas da música popular, e muitos também das áreas erudita e popular, tais como Ernesto Nazareth, fizeram mudanças significativas no conceito de música popular no Brasil. Neste pocket show solo, Mauricio Marques com seu violão de oito cordas, mostra com muita classe e técnica apurada, as diferentes nuances desta música, com raiz no choro, com grande acolhimento nos quatros cantos do mundo.

*show selecionado pelo Edital 2011

artista

formado em violão na Universidade Federal de Pelotas. Compositor, professor de Musica, arranjador e instrumentista, tem seu trabalho voltado à Música Folclórica Gaúcha e Brasileira. Vencedor de inúmeros festivais, já foi condecorado com o Troféu Milton de Lemos (1998), Troféu Vitória (1998), Prêmio Açorianos de Música (2004) pelo disco Cordas ao Sul, e escolhido para participar do 7º Prêmio Visa de Música Instrumental Brasileira, (2004), do Projeto Rumos Itaú Cultural (2005), e do Violões do Brasil (2005), ao lado de Paulo Belinatti, Duo Assad, entre outros. Integra o Quarteto Maogani e atua no cenário da Música Regional do Rio grande do Sul ao lado de, Renato Borghetti, Luiz Carlos Borges, Celau Moreyra entre outros. Em 2007 tem um livro com suas composições editado na França pela Editora Henry Lemoine (coleção Sergio Assad). Em 2009 lança seu disco Milongaço, com sucesso de público e critica, com turnê em Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo, patrocinado pela Petrobras Cultural.
Em 2010, recebe o Troféu Teixeirinha, de melhor produtor, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Em 2011 é selecionado novamente para o Itaú Cultural Rumos, com gravação de DVD e entrevistas. Atualmente, trabalha na produção de composições para Violão de Oito Cordas.
Apresenta-se em formato solo e em grupo, com muita técnica, arranjos elaborados.

data e horário
25 de junho,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)