Marília Benites acompanhada do grupo Acordes & Cordas 

Eixo-temático Claridade

Marília Benites acompanhada do grupo Acordes & Cordas, formado pelos músicos Guaraci Gomes (bandolim), Chico Pedroso (cavaquinho), Luiz Palmeira (violão 7 cordas), Valter Oliveira (pandeiro) e Paulo Boca (percussão).

O Eixo-temático Claridade celebra com música e histórias a vida e obra de Clara Nunes, uma das maiores intérpretes do país, morta há 25 anos.

No repertório, músicas que fizeram grande sucesso na voz de Clara Nunes, como Morena de Angola (Chico Buarque); As forças da natureza (João Nogueira/Paulo César Pinheiro); Eh Baiana (Fabricio da Silva); Você passa eu acho graça (Carlos Imperial/Ataulfo Alves); Canto das 3 raças (Paulo Cesar Pinheiro/Mauro Duarte); Alvorada no morro (Carlos Cachaça/Hermínio B. Carvalho); À flor da pele (Maurício Tapajós/Clara Nunes/P.C.Pinheiro); Tristeza pé no chão (Armando Fernandes); O mar serenou (Candeia); Portela na avenida (Mauro Duarte/P.C.Pinheiro); Vontade de chorar (Ivor Lancelotti/P.C.Pinheiro); Conto de Areia (Romildo/Toninho); Última morada (Natal/Noca da Portela); e Um ser de luz (J. Nogueira/Mauro Duarte/P.C.Pinheiro).

CLARA NUNES – Nascida em 1943, em Minas Gerais, Clara Nunes ganhou o terceiro lugar da etapa mineira do concurso “A voz de ouro do ABC”, em 1959, aos 16 anos. A partir daí foi contratada numa rádio de Belo Horizonte e se apresentou em casas noturnas na cidade, iniciando então sua carreira meteórica. Em 1974 vendeu 300 mil cópias de seu LP, (recorde para a época), rompendo com o tabu de que cantora não vendia discos, estimulando outras gravadoras a investirem em sambistas mulheres.

artista

Iniciou sua carreira interpretando Elis Regina. Passeou por diversos gêneros e compositores até definir-se pelo samba de raiz, o samba canção, a seresta e o chorinho. Interpreta canções de Marisa Monte, Lupicínio Rodrigues, Nilson Ney, Jorge Aragão, João Nogueira, Paulo César Pinheiro, João Bosco, Paulinho da Viola, entre outros. Participou de vários projetos, como “Seresta na casa”, da Casa de Cultura Mário Quintana, e “Chorinho na Godoy”, da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre; além de festivais de música. Tem participação em quatro CD’s: Por amor a música (1999), Clube do Choro (2000), Nós da Noite (2007) e Música na Casa – CCMQ (2004).

data e horário
31 de maio

ingresso
Entrada franca

local
Sede da Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943 – Farroupilha)