Maino Canto e Tambor

Grupo feminino de percussão e voz, que interpreta músicas do cancioneiro popular brasileiro e de língua espanhola. Foi criado em 2012 pela cantora Carolinne Caramão e pelo percussionista Mimmo Ferreira, que assumiu a direção geral. Maino quer dizer, Beija-Flor no idioma Guarani. Na preparação e arranjos vocais está a cantora carioca, Clarisse Grova, No show, maçambiques, cocos, milongas, baiões, chacareras, maracatus e zamba, com as canções Deus te salve Casa, Canto de Quicumbi, Mina Terê, Oxaguiã, O tambor ta batendo e Ó que rua (Domínio público); Sambada de Reis (Anderson Cunha); Boa noite povo (Maria do Carmo Barbosa), Se o mal (Karina Buhr); Agradecer e abraçar (Gerônimo); Oração ao tempo (Caetano Veloso), Negra Chaca (Mimmo Ferreira/Carolinne Caramão), Algarrobo Algarrobal (Juan Oscar Ponferrada/Lía Cimaglia Espinosa), Zambita Nueva (Pirisca Grecco); Twameva (Domínio público/Adaptação Mimmo Ferreaira e Carolinne Caramão; Cantiga de eira (Barbosa Lessa/Adaptação de Marcelo Delacroix); Mãe Divina (Carolinne Caramão) e Pagando promessa (Kako Xavier/Ivo Ladislau/Luiz Chaves Martins).

artista

Cantora, compositora e pesquisadora das manifestações populares brasileiras, sul americanas e mantras indianos, além do Maino dedica-se aos seus projetos musicais: Pontos, Rezas e Milongas e Carolinne Caramão Syncronia.

Percussionista fundadora do Maracatu Truvão de Porto Alegre, onde atua até hoje. Ministra oficinas de percussão em projetos sociais. Participou como percussionista na turnê de lançamento do CD “Minha Praia” do compositor e cantor gaúcho Kako Xavier que foi contemplado com o Projeto Pixinguinha da Funarte.

Atriz, percussionista e produtora cultural. Atuou na Tribo de Atuadores Terreira da Tribo. Atualmente, além do Maino, faz parte do grupo Chama Violeta e participa do espetáculo teatral/musical Canto para as Iabás/Celebração do Feminino.”

Bailarina, professora e coreógrafa com formação em Dança na Universidade Federal da Bahia (UFBA); desenvolve trabalho com as danças afro-brasileira, flamenca e oriental e atua como arte-educadora em escolas com crianças e jovens.

Youtube:
www.youtube.com/user/mainocantoetambor

data e horário
22 de junho,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)