Mafuá Trio Instrumental

Fernando Graciola (violão), Gabriel Opitz (bandolim) e Ronison Borba (acordeon) apresentam o recital Do pampa ao sertão, uma viagem pela música brasileira, percorrendo gêneros musicais como milonga, tango, chamamé, valsa, vaneira, samba, choro e baião. Também, arranjos para obras de importantes compositores, com Jacob do Bandolim, Guinga, Albino Manique, Piazzolla, além de temas folclóricos e composições próprias.

No repertório, Xote das meninas/Disparada/Asa Branca (Luiz Gonzaga – Theo de Barros e Geraldo Vandré – Luiz Gonzaga); Libertango (Astor Piazzolla); Pedacinhos do céu/Doce de Côco (Waldir Azevedo – Jacob do Bandolim e Hermínio Bello de Carvalho); À luz do azul (Fernando Graciola); Di menor (Guinga e Celso Viáfora); Fuga para o Nordeste (Dominguinhos); Beatriz (Chico Buarque e Edu Lobo); O vôo da mosca (Jacob do Bandolim); Tico-tico no fubá/ Feira de Mangaio (Zequinha de Abreu – Sivuca) e Taquito militar (Mariano Mores).

artistas

Bacharel em violão pela UFSM e professor. Em 2004, assinou a produção musical e a execução da trilha sonora do CD Meu Terrunho, do declamador Valdemar Camargo. Participou de diversos festivais de música popular e nativista. Em 2006, ganhou o 3º lugar no festival Canto da Lagoa (Encantado) com a composição Vou Embora, parceria com o poeta Moisés Silveira de Menezes. Em 2007, participou como arranjador, violonista e compositor no CD Brasileiras, do acordeonista Maurício Horn.

Acadêmico do Curso de Música da UFSM. Iniciou seus estudos no acordeon aos nove anos de idade em sua cidade natal, Horizontina. Aos quinze anos, ingressou no grupo de música nativista Cambona, lançando o CD Entre o basto e as estrelas, em 2007. Participou de festivais ligados à tradição e folclore gaúcho nos estados do Rio Grande do sul, Mato Grosso do sul e Amazonas.

Guitarrista, arranjador, produtor musical e professor. Licenciado em Música pela UFSM. Em 2006, integrou a Banda Sinfônica Erechinense, sob a regência do maestro Elírio Toldo, tocando guitarra. Desde 2010 atua como bandolinista no grupo de choro Porto Baio, típico regional de choro, composto por alunos do curso de música da UFSM.

data e horário
05 de janeiro,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)