Luiz Carlos Borges Quarteto

O show apresenta a trajetória de mais de 50 anos de música desse artista, transitando pelos caminhos da música regional gaúcha e também do folclore e cancioneiro popular sul americano, especialmente da Argentina. A música instrumental é presença constante nos concertos e apresentações de Luiz Carlos Borges, onde mostra a exuberância de alguns ritmos como o vanerão, a milonga, o chamamé, a toada, a rancheira ou o xote, entre outros.

No repertório do show, Suíte para Ana Terra, Forró nas Missões, Encontro com a milonga, Correntino, De véio pra veio (Luiz Carlos Borges), Na garupa do baião, Florêncio Guerra, Caçapavana, Peñarol (Luiz Carlos Borges e Mauro Ferreira), Tropa de Osso (Luiz Carlos Borges e Humberto Gabbi Zanatta), Tio Euclides (Luiz Carlos Borges e Luiz Sergio Metz “Jacaré”) e Vidro dos olhos (Luiz Carlos Borges e Apparício Silva Rillo).

artista

O cantor, compositor e acordeonista iniciou sua carreira aos sete anos e idade, no conjunto Irmãos Borges, na região missioneira do Rio Grande do Sul, com quem gravou seus três primeiros discos. Sua carreira solo iniciou a partir do sucesso com a composição Tropa de Osso, premiada na 9ª edição da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul, movimento musical que revolucionou a Música Tradicional Gaúcha (MTG) na década de 70. Borges é formado em Música e já assumiu cargo como assessor de Cultura e Turismo das cidades de São Borja e Santa Maria. Em 1983 idealizou e desenvolveu o Festival Musicanto Sul-Americano de Nativismo, evento que já completou 25 anos em Santa Rosa. No ano de 1992, lançou seu 1º CD Internacional Gaúcho Rider, com agenda de shows pela Europa. Em 2005, esteve em Viena, na Áustria, representando o Brasil junto a outros diversos artistas da música regional gaúcha. Em 2006 com o violonista Maurício Marques mais Renato Borghetti Quarteto, participou do festival de música e poesia da cidade de Elko, em Nevada, nos Estados Unidos. Em 2007 a convite da inesquecível Mercedes Sosa, participou da última turnê da cantora pela Alemanha e Israel fazendo parte também do seu último álbum, Cantora, com a música Misionera. Com 50 anos de carreira e mais de 32 discos gravados, Luiz Carlos Borges é considerado embaixador cultural do Rio Grande do Sul.

data e horário
09 de agosto,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)