Lote 3

Duo de improvisação musical formado por Carina Levitan e Graham MacKeachan fará um show virtual, seguido de outro show presencial com o trio Carina Levitan, Lucas Kinoshita e Luiz Bruno, ambos com projeção de imagens.

Foto: Caco Vaccaro
Foto: Caco Vaccaro | LOTE 3O primeiro show será virtual. Carina estará no palco do Ecarta Musical enquanto Graham estará em Londres, na Hundred Years Gallery, com seu contrabaixo e apetrechos sonoros. A imagem de Graham será projetada em uma parede da sala do Ecarta musical. O som e a imagem serão transmitidos em ambas às cidades, eles se escutarão e se verão ao mesmo tempo. O interessante nesse projeto é a ausência física de um dos integrantes, que causa o deslocamento dos ouvintes para um outro espaço, desconhecido e inimaginável. O show terá uma terceira participante. Luciana Bass, argentina residente em Berlin, participará da improvisação transmitida por Skype. Luciana tocará guitarra com ferramentas de construção e pedais de efeito do quarto de sua casa e sua imagem será vista, simultaneamente, em Londres e em Porto Alegre. Projeções criadas por Julio Costa serão manipuladas e distorcidas ao vivo. O segundo show será presencial. Os músicos Lucas Kinoshita e Luiz Bruno formam um trio com Carina Levitan. Luiz Bruno toca guitarra com pedais de efeitos e Lucas Kinoshita, percussão e aparelhos eletrônicos. O trio apresentará partituras gráficas. A apresentação conta com imagens manipuladas por Renata Nascimento e Natalia Utz.

LOTE 3 – Inicia em Londres em setembro de 2010, quando Carina Levitan, música e artista plástica gaúcha, conhece o contrabaixista londrino Graham MacKeachan. O duo faz performances utilizando esculturas sonoras, aparelhos eletrônicos modificados, motores, sucatas e instrumentos de corda e percussão. Apresenta-se pela primeira vez na exposição Best of Ten, na qual Carina Levitan é convidada a expor seu projeto de graduação A bike, a suitcase and an umbrella, eleito entre os melhores da London College of Communication de 2010. Lote3 realiza algumas apresentações em Londres e Bristol. Com a volta de Carina ao Brasil, em 2011, o projeto ganha um novo formato. Carina, em Porto Alegre, e Graham, em Londres, fazem suas apresentações por Skype, com som e imagem transmitidos ao vivo em ambas as cidades. Este novo formato é apresentado na abertura da Casa M, espaço cultural da 8ª Bienal do Mercosul, em 2011. Outras apresentações públicas: Rio de Janeiro, no espaço cultural Plano B; Porto Alegre, na Casinha de Ipanema e Londres, na Hundred Years Gallery.

artistas

Pesquisa a construção de instrumentos musicais desde 2003, quando desenvolveu o projeto de um parque de música para crianças utilizando materiais do ferro-velho. O parque foi construído no Ipec (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado), localizado em Pirenópolis, Goiás. Carina é fortemente influenciada por Hermeto Pascoal. Foi em 2000, durante o Festival de Inverno de Diamantina, que assistiu a uma palestra onde o músico apresentou o conceito de música livre. Esta liberdade sonora, encarada por Hermeto, foi a principal motivação para a Carina seguir na carreira de música. Desde então, Carina busca sonoridades distintas para suas gravações e projetos, constrói instrumentos musicais a partir de materiais do cotidiano e de sucata eletrônica, resultando em objetos que funcionam também como esculturas. No final de 2007, Carina viaja para Londres e em 2010 gradua-se em Sound Arts & Design pela London College of Communication, onde desenvolve sua habilidade pela improvisação e arranjo musical. Carina tem seu trabalho exposto na Photographers’ Gallery, Tate Modern, Tate Britain, Barbican, entre outros.

Contrabaixista, reside em Londres. Estuda 3Dimensional Design na Art School e Improvisation & Electronic Music com Phillip Wachsmann na City Literary Institute, em Londres. É membro da Bristol Improvisers Collective (1983-1985), da London Musicians Collective (1985-2000) e faz parte dos grupos de improvisação livre Ghosts Before Breakfast, APE e Jerico Orchestra. Cria a trilha sonora para Five Soldiers de John Claridge e para Caliban Tower de Rita Says e Graham Mackeachan. Tem gravações com os grupos APE e Wizard Trio com trabalhos incluídos na British Library Sound Archive de Londres. Desde os anos 70, Graham se apresenta com os mais representativos nomes da música livre da Inglaterra, fomentando a cena local underground de música. Entre suas parcerias estão Adam Bohman and Grassy Noel.

www.cargocollective.com/lote3
www.carinalevitan.com
www.cargocollective.com/deep-underground

data e horário
01 de dezembro,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)