Felipe Azevedo – Violão com voz *

As canções deste show contemplam um modo de fazer e executar canções em que o eixo principal é o violão – centro onde gravitam a voz do intérprete, a letra e seus significados poéticos e as possíveis escutas geradas da conversa interativa destes três elementos na internalidade da canção. Felipe diz que este trabalho busca absorver a riqueza rítmica e cultural-étnica que constitui as diversas músicas brasileiras e todo o legado deixado e constituído pelas mãos de violonistas-compositores populares anônimos ou não, na formação daquilo que chamamos hoje de Violão Popular Brasileiro.

REPERTÓRIO – Tamburilando, Viola quietinha, Balagulá xibimba, Quebradinho, Tema para um compasso de espera, Choro deslizante, Percussìvé, Chorandinho, Balanço tupiniquim, Balaio de cordas, Kibungo-gerê, Trilha A Casa – Fragmentos, A janela entreaberta, Cantiga Inusitada (Felipe Azevedo); Maracatu Torto (Felipe Azevedo e Mauro Aguiar); Valsa (Felipe Azevedo e Marco de Menezes); Linha de impasse (Felipe Azevedo/Thiago Amud/Luis Mauro Vianna); Oi Cangorô (Felipe Azevedo – Arranjo sobre gravação de Eduardo das Neves datada de 1904).

* Show selecionado pelo Edital Ecarta 2009/2010

artista

Compositor, violonista, cantor, educador musical e ensaísta premiado com cinco prêmios Açorianos, além de prêmios em festivais locais e nacionais. Compositor de Trilhas Sonoras para Dança (A Casa – Danza Teatro Flamenca – 2007) e para Teatro e Cinema (Qui Fait Quoi – 2003 e Aos Grandes Mestres – 2010, Documentário sobre o artista plástico Danúbio Gonçalves). Especialista em Pedagogia da Arte (UFRGS), Licenciado em Música (IPA) e Letras (PUC). Estudou Harmonia, Contraponto e Forma e Análise com Fernando Mattos; técnica violonística com Eduardo Castañera e, atualmente, recebe Orientação Vocal aplicada ao seu trabalho de compositor com Lúcia Passos. Em 2003 fez turnê na Europa (Suíça) divulgando seu segundo álbum Identidades (2002) com o acordeonista suíço Olivier Forel num total de 80 concertos entre Brasil – Europa. Seu terceiro CD Percussìvé ou a prece do louva-a-deus, lançado em outubro de 2007 tem produção, direção musical e arranjos de Felipe e conta com as participações de grandes músicos do estado (RS) como Fernando do Ó, Arthur Barbosa, Mônica Lima, além dos convidados especiais como a cantora paulista Mônica Salmaso e o percussionista carioca Marcos Suzano. Entre 11 e 22 de março de 2011, fez concertos na Noruega (Drammen e Bergen) em formato Violão com Flauta, com o músico Ayres Potthoff, estreando internacionalmente sua micro suíte Litham, executada pelo Duo Acorda Norueguês (Martin Haug e Birgitte Staernes, juntamente com Ayres Potthoff) e pré-lançou seu novo CD Tamburilando Canções – Felipe Azevedo – Violão Com Voz . Ambos (Felipe e Ayres) ministraram uma Aula-expositiva na Griegakademiet sobre a História e formação da Música Popular do Brasil. Com três álbuns gravados Felipe lança seu novo e quarto CD Tamburilando Canções – Felipe Azevedo – Violão Com Voz, prêmio Funarte – RJ, em formato triádico: CD + Hot Site interativo trilíngue + Livro com Ensaio, Partituras, Letras das canções do CD e Comentários sobre o seu trabalho autoral e trajetória artística.

data e horário
26 de setembro

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)