Duo de flauta e violoncelo
Recital de abertura do 17º Encontro de Violoncelos

Violonista, doutorando em Música (Ufgrs) executará O Que se Vê/ Na Trilha da Brisa (Horácio Simões), Suíte Pop (Interlúdio/ Dança I/ Prelúdio) (Renan Simões) e Momento I/ Miniatura IV (Renan Simões).

O recital de Fabiane de Oliveira (flauta) e Neemias Santos (violoncelo) faz a abertura da programação do 17º Encontro de Violoncelos, que acontecerá em Porto Alegre de 27 de junho a 5 de julho em diferentes espaços culturais (programação abaixo). Fabiane e Neemias trabalham juntos há mais de 10 anos. Já participaram da produção de Cds e gravaram para muitos outros artistas. Neste ano, estão gravando o primeiro CD do Duo de flauta e violoncelo.
REPERTÓRIO
Sonata em Mi menor BWV 1034, para flauta e basso (J. S. Bach, compositor) 10′
Adagio ma non tanto
Allegro
Andante
Allegro
Suite nº 1 para violoncello solo (J. S. Bach, compositor) 20′
Preludio
Allemande
Courante
Sarabande
Menuettos I e II
Gigue
Três Duetos para flauta e cello Opus 64 (F. Danzi, compositor) 13′
I – Andantino
II – Larghetto – Allegretto vivo
III – Andantino sostenuto – Allegretto
O Assobio à jato, para flauta e cello (H. Villa-Lobos, compositor) 10′
Allegro non troppo
Adagio
Vivo

artista

Bacharel em Flauta pela Ufrgs (2003), é uma instrumentista versátil e passeia por diversos estilos musicais. Impressiona pelo virtuosismo no chorinho, pela clareza no erudito e pelo refinamento e pela musicalidade no jazz e na MPB. De 2003 a 2005 atuou junto a Ospa sob a regência de maestros como Issac karabtchevsky, Giuseppe Marotta e Kyiotaka Teraoka. Em 2005 foi contemplada com uma bolsa do governo suíço para especialização em Flauta e Piccolo no Conservatório de Luzern. Como camerista, já se apresentou na Europa e em diversas cidades brasileiras, colaborando com músicos de vários estilos e em diferentes combinações instrumentais.

Natural de Salvador, Bahia, é bacharel em Violoncelo pela Universidade Federal da Bahia e mestre em Violoncelo pela Pensylvania State University (EUA). Em 2003, à convite da Fundação Ernst Widmer, participou da turnê “Inspiration Brasil” por toda a Suíça como cellista e arranjador. Em 2005 e 2006 estudou na Suíça, tendo aulas particulares de violoncelo e piano. Foi violoncelo principal convidado da Altoona Symphony, nos Estados Unidos. Trabalhou também como violoncelo co-principal da “Pennsylvania Centre Orchestra” (PCO). Como camerista e integrante de orquestra já se apresentou na Europa, nos EUA, no Brasil e na Argentina. O violoncelista também desenvolve um extenso e diversificado trabalho como compositor e arranjador.

data e horário
27 de junho,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)