Conjunto de flautas transversais Arsis

Composto por Rafael Marques, Luciano Goularte, Paola Barth, Vinícius Dias Prates, e Leonardo Loureiro Winter, o conjunto se caracteriza pela apresentação de repertório composto e arranjado especialmente para a família das flautas transversais. O variado repertório perpassa diferentes estilos e períodos musicais: do barroco ao contemporâneo, da música erudita à música popular, com Joseph Bodin de Boismortier, Bach, Mozart, Toru Takemitsu e Berthomieu

Além da flauta transversal comumente utilizada – flauta de concerto ou flauta em dó – são apresentados outros instrumentos da família das flautas como o piccolo ou flautim, a flauta em sol e a flauta baixo. Através da combinação destes instrumentos são recriadas sonoridades e texturas que permitem recordar os diferentes grupos orquestrais.

artistas

Natural de Porto Alegre, foi aluno da Escola de Música Ipdae, participou da Orquestra Jovem Ipdae, participando da gravação do CD Sinfonia da Lomba, onde atua como integrante e solista. Passou no Concurso Jovens Solistas Sesi-Fundarte 2011 solando com a Orquestra de Câmara Fundarte. É aluno do curso de Bacharel em Música na Ufrgs e instrumentista do Conjunto de Câmara Ipdae e Orquestra de Flautas Transversas Ipdae.

Aluno de bacharel em flauta transversal da Ufrgs, iniciou seus estudos musicais em 2007 na escola de música Ipdae, onde tem atuado como músico integrante do grupo de flautas transversas, e do Conjunto de Música de Câmara Ipdae.

Formado pela Ufrgs em 2004, cursa mestrado em Práticas Interpretativas no Programa de Pós-Graduação em Música da Ufrgs. É primeiro flautista da Orquestra Filarmônica da Pontifícia Universidade Católica do RS e flautista da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo.

Professor Associado de Flauta, Música de Câmara e orientador no Programa de Pós Graduação em Música – Mestrado e Doutorado em Práticas Interpretativas (ênfase: flauta), na Ufrgs. Doutor em Execução Musical (Flauta) pela Ufba, tem publicado artigos em revistas especializadas enfocando o repertório brasileiro para flauta, análise e interpretação musicais e ansiedade na performance musical, bem como apresentado trabalhos sobre performance musical em conferencias internacionais.

Começou seus estudos de flauta transversa aos 14 anos. Estudou com flautistas como Maurício Freire Garcia (Ufmg0 e Jéssica Dalsant (Osesp). Integrou orquestras como a Orquestra da Escola de Música (Ufmg), Orquestra Jovem de Guarulhos e Orquestra dos Bolsistas do 45º Festival de Campos do Jordão. Atualmente é aluna do prof. Leonardo Winter e formanda do curso de Música da Ufrgs.

data e horário
06 de setembro,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)