Concerto do Quatricelli

Aluno de licenciatura em Violão Clássico na Ufrgs, 20 anos. Ele executará Toada op. 18, de Dimitri Cervo (1968) e Introdução & Rondo Brilhante op. 11, de Johan Kaspar Mertz (1806-1856).

Quarteto de violoncelos exclusivamente feminino, formado por Bianca D’Avila do Prado, Carla Pacheco, Monica Lima e Milene Aliverti, em 2012. As amigas, que já tinham em comum a paixão pelo violoncelo e pelo ensino do instrumento, sentiram a necessidade de fazer música de uma maneira mais fina e sensível. A estreia do grupo ocorreu no XIV Encontro de Violoncelos do Rio Grande do Sul, com imediata aceitação da plateia.

Desde então, o quarteto tem ampliado o seu repertório com composições de todos os períodos da história da música, com atenção especial aos compositores violoncelistas muitas vezes desconhecidos do grande público. O programa do Ecarta Musical homenageia nomes como Michel Correte, Julius Klengel, Edvard Grieg, Edmundo Villani Cortês, Pixinguinha e Ernesto Nazarteh.

O Quatricelli já se apresentou em diversas cidades do Estado e participou de projetos como o Domingo Clássico da Secretaria de Cultura de Estrela (2013 e 2014), Projeto MusiCâmara (2013 e 2014), Série de Concertos Sonarte (São Leopoldo), Projeto Audições Internas da Escola de Música Tio Zequinha, 15° e 16° Encontro de Violoncelos do Rio Grande do Sul e Musical Petropar, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Recebeu o Prêmio Funarte de Concertos Didáticos 2014 com o projeto Música na Escola, que levou um panorama da música desde o Renascimento até os dias atuais para estudantes de oito escolas públicas da Capital gaúcha.

artistas
Bianca D’Avila do Prado
Carla Pacheco
Monica Lima
Milene Aliverti

data e horário
09 de maio,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)