Chico Chagas apresenta jazz accordion

Um dos mais respeitados acordeonistas do país, reconhecido internacionalmente, apresenta no Ecarta Musical o seu estilo jazz accordion – uma mistura entre o samba, bossa, baião e jazz. No repertório, entre outras autorais, In a Sentimental Mood (Duke Ellignton), Rio (Menescal e Jobim), Bananeira (João Donato), Billie Jean (M Jackson).

artista

Acordeonista, pianista, tecladista, arranjador, compositor e produtor. Nasceu no Acre, onde viveu até os 15 anos de idade. No Brasil tocou/gravou ao lado de nomes como Naná Vasconcelos, Paulo Moura, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Cássia Eller, Elza Soares, Ivete Sangalo, Chitãozinho & Chororó, Beth Carvalho. Morou três anos na Europa, entre Alemanha, França e Inglaterra, estudando e aprimorando seus estudos sobre o acordeon. Estudou com o professor e concertista Romano Viazzani, que mais tarde escreveu em uma revista especializada em acordeon que Chico era um gênio do acordeon moderno. Em Londres criou a Gafieira Brasil, a primeira gafieira da Inglaterra e uma das primeiras da Europa. Ganhou prêmio de melhor show de jazz ao lado do saxofonista britânico Dave O’Higgins (eleito duas vezes o melhor sax jazz player do Reino Unido). Lançou dois CDs no Brasil, gravou um na Inglaterra e um na Itália. Seu último CD, Um Chopin no Bach Ouvindo Forró, com música clássica em rítmos nordestinos, ficou na lista de menção honrosa dos 100 melhores álbuns do ano de 2012 e a música que da título ao álbum, de autoria de Chico ficou entre as 100 melhores.

No mesmo dia, das 10h às 13h, o músico falará especificamente sobre o acordeon brasileiro e a influência do acordeon americano e europeu na música brasileira.

data e horário
15 de março,18h

ingresso
inscrição: R$130,00

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)