Bando Celta: celebração

Tocam também versões de músicas brasileiras que dialogam com a música celta, como o clássico nordestino Asa Branca (de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira). Aliás, a música celta está na raiz de boa parte da música brasileira e mundial, o que explica a excelente aceitação e empolgação dos diversos públicos de todas as idades e procedências que têm a oportunidade de conhecê-los, seja em grandes espetáculos, seja em pequenas apresentações.

BANDO CELTA – A história do Bando iniciou extraoficialmente em 2008, quando o multi-instrumentista gaúcho Renato Velho ministrava oficinas de desenvolvimento de linguagem musical focado no folclore mundial no Projeto Tradisons, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. Quatro anos de pesquisas culminaram num álbum exclusivamente de músicas celtas folclóricas, lançado em 2009. Mas foi no dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda, um dos berços da música celta, que os músicos do projeto Tradisons se reuniram para uma jam session. Era 17 de março de 2013. A mágica surgiu. Nesse dia nasceu o Bando Celta.

PROJETO – Em paralelo, o Bando Celta está montando um espetáculo épico infanto-juvenil, inspirado nos Contos do Cão Negro (Black Hound) do escritor gaúcho de literatura fantástica César Alcázar. O espetáculo conta com a direção Camilo de Lellis, iluminação de Fernando Ochôa, figurino e cenário de Margarida Roche, com música e arranjos originais criados pelo Bando.

www.bandocelta.com

artistas
Caio Haag (vocal e bodhran)
Renato Velho (violão, mandola, banjo e vocais)
Tales Melati (gaita de foles e flautas)
Vinnie Dixie (violino e vocais)

data e horário
5 de agosto de 2017, 18h

ingresso
entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 919 – Porto Alegre)