1ª Semana da Doação de Órgãos e Tecidos da Ecarta

Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos, 27 de setembro, a Fundação Ecarta realiza, por meio do projeto Cultura Doadora, uma série de atividades para informar e esclarecer professores, estudantes, profissionais da comunicação social e comunidade em geral sobre o tema. O Brasil é o segundo país do mundo em número de transplantes por ano, sendo mais de 90% pelo SUS. Ainda assim, o déficit de doadores é muito grande. A informação é o primeiro passo para a construção de uma cultura doadora.

programação | entrada franca

na sede da Fundação Ecarta em Porto Alegre:


23 de setembro, 15h

Contação de História – A tartaruguinha que perdeu o casco
A atividade integra o projeto Mais Saúde, Mais Vida, da ONG ViaVida. A história foi criada especialmente para falar do tema doação de órgãos para crianças.

23 de setembro, 18h
Show da banda Los 3 Plantados
Bebeto Alves, Jimi Joe e King Jim iniciaram uma parceria inusitada, em 2013, que deu origem à banda. Além da bagagem de músicos consagrados, presente em composições inéditas, neste trabalho eles expressam sua gratidão a quem, anonimamente, salvou suas vidas e incentivam a doação de órgãos para transplante, experiência passada pelos três.

24 de setembro, 10h
Feira Arte e Vida Pré e Pós-Transplantados
Muitos pacientes que são inclusos em lista, deixam para trás suas vidas (famílias, amigos, relações) e muitos, quando no agravo da doença, necessitam deixar seu trabalho para se dedicar ao tratamento. A ideia da feira é integrar e incentivar os pré e pós-transplantados à produção de produtos artesanais de forma a estimular e auxiliar na preservação da sua autoestima, além de gerar uma renda para auxiliar nas despesas do tratamento. Também, promover a reinserção social e falar para a sociedade da importância que a doação de órgãos.
Roda de Conversa com pré e pós-transplantados com relatos da vivência em tempo de espera por um órgão (pré) e depois do transplante. Esta atividade está sendo organizada por Naara Vidal Nunes, Katia Regina Bohn e João Francisco Peres Campello.

 

 

26/09 – 18h
A Doação de Órgãos e a Educação
Apresentação da enfermeira Isabel Campos, especialista em Captação, Doação e Transplante de Órgãos, trabalhou na Organização de Procura de Órgãos (OPO), do Hospital da Santa Casa. Voluntária da causa; e depoimentos de transplantados e pré-transplantados.

 


27/09 – 18h30

A imprensa e a doação de órgãos
O médico Spencer Camargo, cirurgião do grupo de transplante pulmonar da Irmandade Santa Casa de Porto Alegre, apresentará a jornalistas, publicitários, relações públicas e estudantes de comunicação as principais informações da doação de órgãos e dos transplantes, de forma esclarecer e contribuir para a abordagem correta do tema pela imprensa. Spencer Camargo é graduado pela UFCSPA, mestre em Ciências Pneumológicas e doutor em Pneumologia pela Ufgrs, especialista em Cirurgia Torácia pela SBCT e coordenador do departamento de transplante pulmonar da Abto de 2007 a 2013.

 


na Famecos – PUCRS

25 de setembro de 2017, das 16h às 18h
A sociedade e a doação de órgãos
O cirurgião José Camargo apresentará o tema e um breve histórico. Camargo é pioneiro em transplante de pulmão na América Latina, autor do primeiro transplante de pulmão com doadores vivos fora dos Estados Unidos, diretor da Cirurgia Torácica no Pavilhão Pereira Filho e diretor do Programa de Transplante Pulmonar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, professor, escritor e membro titular da Academia Nacional de Medicina.

A entrevista familiar
O enfermeiro Dagoberto Rocha da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital São Lucas da PUCRS falará sobre um dos momentos, mestre em ensino na saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, especialista em Captação, Doação e Transplante de Órgãos pelo Hospital Israelita Albert Einstein e enfermeiro
Depoimento transplantado | King Jim, músico, saxofonista, transplantado de fígado e integrante da banda Los 3 Plantados.