Formação em Doação de Órgãos e Tecidos

Informações sobre a doação de órgãos e tecidos, transplantes e infraestrutura do estado.

Exposição do processo da doação e do transplante:

– O processo de doação e transplante, professora Clotilde Garcia, médica
– Morte encefálica, professor Valter Garcia, médico
– Transplante Renal, professor Santo Pascual Vitola
– Central de transplantes do RS, Cristiano Franke, médico
– Entrevista familiar, Isabel Dias Campos
– A sociedade e o Transplante – Adote, Francisco Assis
– Depoimentos de pessoas que fizeram transplante, em fila de espera e familiar de doador.

data
1º e 2/9 e 5/10

horário
19h

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943 – bairro Farroupilha)

público
aberta a todas os interessados no assunto.

ministrantes:
Equipe de profissionais especializados em doação e transplantes com o objetivo de ampliar o conhecimento da área.

Graduação em Medicina pela UFRGS (1977). Mestrado em Medicina (Nefrologia) pela UFRGS (1985) e Doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela UFRGS (1997). Atualmente é Professora Doutora de Nefrologia da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA, Coordenadora da Disciplina Doação de Órgãos e Transplante da UFCSPA, Membro do Comitê sobre Educação da Sociedade Internacional de Transplante – TTS e da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos – ABTO, Chefe do Serviço da nefrologia Pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio – Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – ISCMPA.

Graduação em Medicina UCS (1995), Especialista em Medicina Intensiva HNSC (2000), Médico Titular da Associação Medicina Intensiva Brasileira e Especialização em Doação e Transplantes 2010 (Organização Nacional Transplantes- Espanha). Atualmente é Coordenador da Central de Transplantes do RS e o Complexo Regulador da Secretaria de Estado do Rio Grande do Sul.

Enfermeira formada pela Unilasalle de Canoas com pós-graduação em Doação e Transplante pela Escola São Camilo. Trabalhou dois anos nas unidades de internação pós-transplantes e 04 anos da Cihdott da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – ISCMPA onde entrevistou mais de 120 famílias.

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1969). Residência Médica pela UFRGS (1971). Doutor em Cirurgia pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Cirúrgicas da Faculdade de Medicina – FAMED – da UFRGS. E Professor-Associado Aposentado do Departamento de Cirurgia da FAMED – UFRGS. Cirurgião Líder da Equipe de Transplante Renal Pediátrico da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – ISCMPA.

Graduação em Medicina pela UFRGS (1975), Residência em Medicina Interna pela UFRGS (1976-1977) e Residência em Nefrologia pala Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (1978), Especialização em Nefrologia pelo Conselho Federal de Medicina (1984) e pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (1983), Especialização em Coordenação de Transplante pela European Transplant Coordinators Organization (2001), Mestrado em Medicina (Nefrologia) pela UFRGS (1982), mestrado em Organización y Gestión de Transplantes pela Universitat de Barcelona (1995), Doutorado em nefrologia pela Universidade de São Paulo – USP (2000), Diretor da Unidade de Transplante Renal da Santa Casa de Porto alegre, Presidente do banco de Órgãos e Tecidos da FIERGS e Professor Colaborador da Disciplina Doação e Transplante de Órgãos da UFCSPA.