Laboratório de Jornalismo Cultural: reflexão e prática

Tem por objetivo trazer para a discussão assuntos como a questão da representatividade, a esquecida arte da apuração, a importância do debate de ideias e a entrevista e perfil jornalístico.

As aulas serão expositivas, propondo sempre a discussão dos temas abordados. Muitos exemplos e leituras serão feitas e comentadas em aula. A prática também faz parte do programa, então, teremos exercícios para a construção da pauta de reportagem, de entrevistas, e resenhas críticas.

Jornalismo Cultural também é assunto sério. Logo, é possível criar grandes narrativas e reportagens na área que abordem assuntos muitas vezes deixados de lados. Aqui, queremos sair do básico da divulgação e mergulhar mais profundamente no que a Cultura e o jornalismo podem proporcionar. Será disponibilizado Certificado de Participação.

Programa

15/7 – Explorando a diversidade do conceito de Cultura! 
Reflexão sobre os diversos conceitos de cultura e a intersecção no campo jornalístico. A importância do espaço destinado à cultura pelo jornalismo e a possibilidade se explorar toda a diversidade que contém o conceito.

22/7 – Resenha x Crítica: criando a partir do debate de ideias
Exemplos de resenhas e críticas em diversas áreas, como música, cinema, literatura, jogos digitais, seriados, etc. Diferenças e intersecções entre os discursos. Pequeno histórico e importância da crítica para o jornalismo cultural. Exercício: proposta de resenha.

29/7 –  A questão da entrevista e a importância do perfil jornalístico 
A pesquisa para as perguntas a serem realizadas. Quais pontos explorar em uma entrevista com um agente do campo cultural. O valor do perfil, a questão de que “lado” focar. Principais pontos de condução de uma entrevista. Exercício de entrevista.

5/8 – Reportagem: A esquecida arte da apuração
A escolha da pauta, aprofundar-se não apenas na questão do produto cultural, mas no contexto em que está inserido. O problema a ser explorado deve ter relevância para o sistema cultura e, em consequência, para a sociedade. Direitos humanos e políticas públicas na área cultural. Exercício: Proposta de pauta/Elaboração de pauta.

ministrante

Jornalista formado na Ufrgs, especialista em Jornalismo Digital pela Pucrs e mestrando em Comunicação pela Ufrgs. Tem experiência em jornalismo impresso e digital, colaborando com periódicos como Correio do Povo, Jornal do Comércio e Jornal Metro. Também tem vasta experiência na cobertura cultural, sendo editor-fundador do site Nonada – Jornalismo Travessia e do Zine Travessias, publicação destinada a traçar perfis jornalísticos. Apresentou programas de rádio na Ipanema, Rádio Estação Web e na Minima.fm. Também foi o responsável pelas reportagens e textos da publicação RUA SETE, do Santander Cultural, assim como um dos idealizadores do projeto editorial. Já cobriu eventos como a Feira do Livro de Porto Alegre, CineEsquema Novo e Vestibular da Ufrgs. Tem interesse no lado humano do jornalismo, na cultura, nos videogames como produto cultural. Tem experiência com escrita criativa, em Oficina do escritor Charles Kiefer, da Pucrs e do Espaço Metamorfose. Foi prêmio Agente Jovem do Ministério da Cultura, em 2012. Também ministra oficinas e cursos na área do jornalismo cultural, do jornalismo alternativo e da escrita criativa. Foi prêmio Agente Jovem do Ministério da Cultura, em 2012. O Nonada – Jornalismo Travessia foi tema de artigo de pesquisa do Itaú Cultural em 2010 e entrou para o mapa de jornalismo independente da Agência Pública em 2016. Foi menção Honrosa no Prêmio Ari 2016 na categoria Reportagem Cultural. Acredita nas pessoas e nas palavras.

público alvo
Jornalistas, estudantes de jornalismo e interessados

datas
15, 22 e 29 de julho e 5 de agosto

horário
10h às 12h

inscrição
R$180
Ficha de inscrição
Os materiais serão disponibilizados de forma digital.

vagas
20

local
Fundação Ecarta (Avenida João pessoa, 943 – Porto Alegre)