A Fundação Ecarta divulgou na manhã desta segunda-feira, 11 de setembro, Nota Pública se posicionando sobre as violências cometidas contra a mostra QueenMuseu, em cartaz do Santander Cultural, e  ao fechamento antecipado da exposição pelo instituição. Confira a íntegra:

NOTA PÚBLICA

A Fundação Cultural e Assistencial Ecarta repudia com veemência as manifestações de grupos conservadores contra a exposição QueerMuseu, inaugurada no Santander Cultural em agosto, em Porto Alegre, bem como a decisão unilateral da instituição de antecipar em um mês o encerramento da mostra, que conta com obras de 85 artistas.

O custo de ceder às ameaças e ao discurso de ódio poderá ser alto para toda a sociedade, pois abre o grave precedente de censura à arte.

A Fundação Ecarta se une às demais entidades culturais, aos artistas e aos movimentos sociais que, comprometidos com a democracia, se mobilizam em defesa da necessária liberdade de expressão artística, crítica e humanista.

A Direção