Um degrau para a cidadania

A Fundação Cultural e Assistencial Ecarta é uma entidade instituída pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS). Sua fundação ocorreu no VI Congresso Estadual dos Professores do Ensino Privado (Cepep), em outubro de 2003, ocasião em que foram aprovados o seu estatuto, o primeiro Conselho Curador e a dotação financeira.

O início efetivo das atividades da fundação deu-se, no entanto, com a inauguração de sua sede na Avenida João Pessoa, 943, em Porto Alegre, no dia 29 de abril de 2005. Nessa oportunidade foi inaugurado o primeiro projeto cultural, a Galeria de Arte, considerada como âncora da instituição.

A Fundação Ecarta é um presente dos professores do ensino privado do RS a toda a sociedade gaúcha. Seu nome – ECARTA – foi construído pelas iniciais das atividades que pretende desenvolver: Educação, Cultura, Arte, Recreação, Tecnologia e Assistência.

Tem como missão, a promoção das atividades voltadas à qualificação da educação e a ampliação dos espaços e das oportunidades de acesso à arte, à cultura e a recreação, assim como iniciativas de caráter assistencial.

Convicta de que estes são bens inalienáveis do cidadão, a Fundação se propõe a ser um “degrau para a cidadania” para todos os que se aproximam do seu projeto, seja para ajudar na definição e implementação de suas iniciativas, por meio do trabalho voluntário, ou para usufruí-las.

Em Porto Alegre, a Fundação Ecarta tem uma profunda ligação com o conjunto do patrimônio sócio-cultural do seu entorno onde se destaca o Parque Farroupilha, o Brique da Redenção e o Bairro Cidade Baixa, irradiando a partir da sede sua atuação para todo o Rio Grande do Sul, uma vez que a instituição pretende ter no conjunto do estado sua espera de atuação.

Aproxime-se e ajude a fazer a Fundação Ecarta um patrimônio da sociedade gaúcha e um degrau para a cidadania.